quinta-feira, 28 de março de 2013

O Tráfego na cidade de Salvador

Por dia, milhares de pessoas se movimentam na cidade Salvador, na Bahia. A população vem aumentando a cada dia junto com a quantidade de veículos que transportam passageiros em lotações públicos, ou automóveis particulares. O único problema é que a cidade não esta suportando toda essa quantidade de veículos, e o trânsito dos soteropolitanos só piora com o passar do tempo.
Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) existem mais de 800 mil veículos cadastros na rede da Bahia, fazendo com que o trânsito seja muito movimentado.
As pessoas se perguntam em como fugir dos congestionamentos e da violência no trânsito, mas essa pergunta vai ficando sem resposta, e sem saída, literalmente. As vias, rodovias, por toda cidade não importa o horário, logo pela manhã, ou no horário de pico, em que todos estão voltando do trabalho depois de um dia estressante ainda enfrentam um congestionamento pesado.

Caroline Lôbo

terça-feira, 26 de março de 2013

Falando como Jornalista

Como toda profissão, o jornalismo é uma área que precisa ter paixão e garra para exercer a função. As dificuldades que o profissional de comunicação enfrenta, principalmente na Bahia para mostrar todos os seus conhecimentos teóricos  e colocar em prática tudo que aprendeu na faculdade são muitas. A pessoa que escolher ser jornalista, deve estar disposta a se dedicar ao trabalho, sem esperar algo em troca, mas sim está disposta a crescer intelectualmente junto com a sociedade.


Caroline Lôbo

segunda-feira, 25 de março de 2013

Mercado de trabalho no Brasil

A maioria da população brasileira, os jovens do século XXI está desempregado. Alguns recém formados da universidade, outros saindo do ensino médio, e outros que tentam conciliar a vida de estudantes com a de funcionário de determinada empresa.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), comprovam que em torno de 12% da população brasileira está desempregada atualmente, isso em regime da Consolidação das Leis do Trabalho( CLT).

Um dos maiores problemas para os jovens, é a falta de oportunidade, e a exigência de experiência para exercer a função no trabalho ao qual se candidatam. Mas se para ter experiência é necessário ter oportunidade, como isso pode ser feito?



Precisamos refletir Brasil!


Caroline Lôbo


quinta-feira, 21 de março de 2013

Sensacionalismo x Popular



   A linguagem mais informal adotada nas manchetes do jornal tem o intuito de chamar mais a atenção da população, em sua maioria de classe média. Os soteropolitanos se identificam com linguagens visuais chamativas, no caso das fotos impressas no jornal, na escrita, maneira em que o jornalista faz sua matéria de um jeito que se aproxime mais da linguagem popular, e que é usada no dia – a - dia.
    O jornalismo popular é um tipo de comunicação que tenta alcançar a massa, maioria da sociedade utilizando da tática de vender mais entretenimento e ter uma escrita menos informal para os leitores.

A sociedade brasileira se encontra num dilema, não muito novo em meio à expressividade que existe hoje em dia nos meios de comunicação, devido à liberdade de expressão, sendo que, nos tempos de hoje não existe, mas a censura abertamente.   As classes mais baixas são as classes intituladas como as que são o alvo do jornalismo popular, sendo que desta maneira é imprescindível um cuidado com a linguagem que vai ser utilizada.

   Esse jornalismo popular não é fácil de fazer, e é preciso muito cuidado para que o “popularesco” não se torne sensacionalista. Termo esse que nenhum jornal deve ser classificado como tal, precipitadamente; pois o ponto de vista de um jornalista que escreve para um público popular com certeza não é o mesmo do profissional que escreve para um público classificado como de ‘referência’, pois, nem todas as pessoas que lêem um jornal de referência são pessoas que só se interessam por notícias, mas objetivas, claras, informativas e sem muito entretenimento. 

Caroline Lôbo

Canal de informação

Como meio de comunicação, informativo diário, este blog irá informar ao público fatos que acontecem no Brasil e no mundo. Inovação na mídia, citará todo tipo de assunto como: gastronomia, política, entretenimento, economia, cultura em geral.

Venha  consumir informação de qualidade!


Caroline Lôbo