terça-feira, 16 de abril de 2013

A influência da culinária americana na cultura brasileira

  O termo cultura  é distinguido como: o modo como a sociedade vive, seus costumes, modos de vestimentas, religiões, leis, conhecimentos ou técnicas que cada população exerce em seu país.Outro conceito  é que todo cidadão dotado de conhecimentos gerais faz parte de uma ordem social, sendo assim, cada um tem seu ponto de vista sobre o contexto cultural, e tenta aprimorá-los de tal  forma  com que exerçam cada seu modo cultural em sua sociedade.
  A cultura brasileira é bastante diversificada e transborda modos variados. E dependendo de cada Estado e dos costumes de cada sociedade. A população brasileira é uma das mais abastadas quando se trata em cultura, pois, durante a colonização no século 16, houve uma concorrência estrangeira, pois a abundância do pau-brasil e o florescimento da cultura da cana-de-açúcar já atraíam os europeus. Começa assim a influência dos países estrangeiros em nossa cultura. Os franceses, holandeses e ingleses começaram a migrar pra o Brasil em busca de suas exóticas comidas, como as moquecas do Estado da Bahia, a maniçoba de Sergipe, enfim diversos alimentos famosos do Brasil.
  Os Estados Unidos principalmente agora no século XXI, esta cada vez mais incluído na cultura brasileira. Essa  mesma influência que os Estados Unidos têm  sobre o Brasil, é considerado pelos estudiosos interessados no assunto como preocupante, pois, cada vez mais os brasileiros vão perdendo sua identidade cultural, assim, a próxima geração nem conhecerá as raízes de sua  nação, seus costumes, seu modo de viver, que é muito importante para a conservação da identidade cultural do Brasil.
  A culinária americana é baseada em pequenas refeições que  a população  faz, eles se alimentam em pequenos intervalos e as refeições principais são sanduíches que as vezes eles mesmo fazem ou são comprados em lojas de conveniência. Café não pode faltar na rotina dos habitantes do país.
  O fast-food (lanche rápido) é o meio, mas cômodo que eles têm de se alimentar. As redes de alimentação mas freqüentadas de lá são McDonald’s, Bobs,  Burguer King, famosos por venderem sanduíches, milkshake e refrigerantes que as pessoas do país já são viciados em comer, culpa da falta de tempo por quê a maioria das pessoas que lá habitam trabalham o dia todo  e até mesmo pela noite e também a  comodidade que lanches rápidos trazem.
  A globalização também é outro fator que influenciou a gastronomia brasileira, com a facilidade de importação de produtos vindos da Europa, foi feita a fusão  de produtos brasileiros e estrangeiros, dando um sabor todo especial a comida brasileira.
  Porém a influência americana é, mas forte, pois consumo da coca-cola,  por exemplo, é um costume que veio de lá e que os brasileiros adotaram a muito tempo, praticamente como um vício que é o consumo desses refrigerantes no país.Junto com  os hambúrgueres essa febre americana veio pra ficar e está cada vez mas atraindo a população brasileira e principalmente os  jovens que estão preferindo comer esses sanduíches a comer algo mas saudável. Como por exemplo, verduras, frutas, alimentos naturais que só fazem preservar a saúde.
  O modo de cozinhar do cidadão brasileiro é muito particular, realçando assim todo sabor diferenciado da culinária nacional que é muito elogiada mundialmente, e está perdendo seu valor, pois o costume de comidas industrializadas norte-americanas, está dominando os brasileiros, que têm uma das mais ricas culinárias de  todo o mundo, por ter diversas variações culturais e folclóricas.

5 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Gostaria de corrigir uma informação: Bobs não é americano, é brasileiro, fluminense. Por favor corrija; Obriagado

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito da cultura e da culinaria americana

    ResponderExcluir
  3. Eu achei bem legal pois gosto de culinária

    ResponderExcluir
  4. Esse texto foi baseado nas pesquisas da Instituição Tireidoku

    ResponderExcluir